terça-feira, 9 de outubro de 2012

O que é um blog?

O termo “blog” é a abreviatura de “weblog”, e parece ter sido utilizado pela primeira vez por Jorn Barger em 1997.  Apesar de não existir uma definição consensual do que é um blog, Gomes (2005) diz que um blog é uma pagina web onde se faz um registo cronológico através de mensagens que podem conter imagens, textos, links para sites de interesse, comentários, pensamentos do autor, ou seja, contêm todo o tipo de conteúdo que o autor deseje compartilhar. Estas mensagens designam-se por posts e são apresentadas de forma cronológica, sendo as mensagens mais recentes apresentadas em primeiro lugar, pressupões-se então que os blogs sejam atualizados com grande frequência. Com a explosão desta nova ferramenta vemos surgir múltiplos termos referente a atividades da blogofesra, como por exemplo, bloguista ou bloguer é um substantivo referente aos autores de um blog, blogar é o acto de participar num blogue, postar é o acto de colocar uma mensagem num blog.


       Um blog pode servir para ensinar e aprender, promove a curiosidade, a pesquisa, a aprendizagem e é uma forma de comunicação entre alunos, professores e família. Uma experiência realizada no Instituro Airton Senna revela que o uso do blog na educação desperta o interesse dos alunos pelo assunto e melhora a expressão escrita e verbal. Coutinho e Junior (2007) têm referido no seu artigo “que a construção de blogs encoraja o desenvolvimento do pensamento critico” (pag. 201) e que “os blogs são hoje espaços fundamentais de interacção e partilha do conhecimento” (pag. 201). Com o objetivo de sintematizar as muitas possíveis utilizações pedagógicas dos blogs, Gomes (2005), considerou duas possíveis categorias:

       1)    como recurso pedagógico,
      Em que podem ser utilizados:
                  a) como um espaço de acesso a informação especializada 
                  b) como um espaço de disponibilização de informação por parte do professor.

       2)   como estratégia educativa.
       Podem servir como:
a) um portefólio digital,
b) um espaço de intercâmbio e colaboração
c) um espaço de debate (role playing)
d) um espaço de integração.


No artigo que Gomes e Lopes (2007) escreveram para o livro "Blogs escolares: quando, como e porquê?" encontra-se a seguinte imagem (pag. 212) que ilustra de forma clara as duas categorias referidas anteriormente. (clique na imagem para ver em ponto grande)


Legenda: Representação esquemática do continuum de exploração dos blogues como recurso ou como estratégia pedagógica.



Bibliografia



        



2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Caras alunas,
    o vosso texto está de qualidade mas possui citações de autores onde devia ser referida a página do documento original. Possui ainda uma imagem que não consigo ler.
    Quanto à bibliografia, eu tinha referido que queria referências bibliográficas (pelos menos três, o que está certo) mas uma delas não é referida no texto e devia ser.
    Finalmente, porque utilizaram dois tipos de letra diferentes no mesmo texto?
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar