O
termo “blog” é a abreviatura de “weblog”, e parece ter sido utilizado pela
primeira vez por Jorn Barger em 1997. Apesar
de não existir uma definição consensual do que é um blog, Gomes (2005) diz que
um blog é uma pagina web onde se faz um registo cronológico através de
mensagens que podem conter imagens, textos, links para sites de interesse,
comentários, pensamentos do autor, ou seja, contêm todo o tipo de conteúdo que
o autor deseje compartilhar. Estas mensagens designam-se por posts e são
apresentadas de forma cronológica, sendo as mensagens mais recentes
apresentadas em primeiro lugar, pressupões-se então que os blogs sejam
atualizados com grande frequência. Com a explosão desta nova ferramenta vemos
surgir múltiplos termos referente a atividades da blogofesra, como por exemplo,
bloguista ou bloguer é um substantivo referente aos autores de um blog, blogar
é o acto de participar num blogue, postar é o acto de colocar uma mensagem num
blog.
Um blog pode servir para ensinar e aprender, promove a curiosidade, a
pesquisa, a aprendizagem e é uma forma de comunicação entre alunos, professores
e família. Uma experiência realizada no Instituro Airton Senna revela que o uso
do blog na educação desperta o interesse dos alunos pelo assunto e melhora a
expressão escrita e verbal. Coutinho e Junior (2007) têm referido no seu artigo
“que a construção de blogs encoraja o desenvolvimento do pensamento critico” (pag. 201) e
que “os blogs são hoje espaços fundamentais de interacção e partilha do
conhecimento” (pag. 201). Com o objetivo de sintematizar as muitas
possíveis utilizações pedagógicas dos blogs, Gomes (2005), considerou duas
possíveis categorias:
1)
como recurso pedagógico,
Em
que podem ser utilizados:
a) como um espaço de acesso a
informação especializada
b) como um espaço de disponibilização de informação por parte
do professor.
2)
como estratégia educativa.
Podem servir como:
a) um portefólio digital,
b) um espaço de intercâmbio e colaboração
c) um espaço de debate (role playing)
d) um espaço de integração.
No artigo que Gomes e Lopes (2007) escreveram para o livro "Blogs escolares: quando, como e porquê?" encontra-se a seguinte imagem (pag. 212) que ilustra de forma clara as duas categorias referidas anteriormente. (clique na imagem para ver em ponto grande)
Legenda: Representação esquemática do continuum de exploração dos blogues como recurso ou como estratégia pedagógica.
Bibliografia
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarCaras alunas,
ResponderEliminaro vosso texto está de qualidade mas possui citações de autores onde devia ser referida a página do documento original. Possui ainda uma imagem que não consigo ler.
Quanto à bibliografia, eu tinha referido que queria referências bibliográficas (pelos menos três, o que está certo) mas uma delas não é referida no texto e devia ser.
Finalmente, porque utilizaram dois tipos de letra diferentes no mesmo texto?
Cumprimentos
Rosário